02 setembro 2006

Simplesmente prazer




Conheça o Projeto

A geopolítica dos oceanos, o sexto continente.*
O exame atento do mapa-mundi confirma a importância do espaço marítimo que corresponde a 71% da superfície do planeta. O Pacífico ocupa 50 % desta área, o Atlântico 23% , e o Índico 20% .
Dos mais de 180 países que são membros da ONU, pouco mais de trinta não têm saída para o mar, e lutam por isto.
É o caso da Bolívia, que na guerra com o Chile, em 1883, perdeu seu porto de Antofagasta, e até hoje o reivindica naquele fórum. Ou o do Iraque, cujo objetivo estratégico nas guerras com o Irã e Koweit era o acesso ao Golfo Pérsico.
Ambos os países sabem que suas economias dependem fortemente dos oceanos, seja por que TRES QUARTOS DO COMÉRCIO MUNDIAL DEPENDEM DO TRANSPORTE MARÍTIMO, seja para garantir o acesso a seus recursos. E não são poucos.
Trinta por cento de todo o petróleo consumido no mundo vem da exploração marítima, vinte por cento do gás, e cinquenta por cento do estanho, para não citar a pesca, ou as reservas marítimas de níquel e cobalto, ainda não exploradas, mas estimadas em dez vezes maiores que as terrestres.
Mas apesar de toda a riqueza oceânica, é na costa que o problema é mais sensível. O local de encontro da terra com o mar é uma zona extremamente vulnerável, produtiva e em constante evolução. Ela é responsável por metade da produção biológica global, e fornece 90% dos recursos marinhos exploráveis.
* ( dados extraídos do livro Le Sixième Continent- Géopolitique des Océans, de Pierre Papon. Editions Odile Jacob )
Projeto MAR SEM FIM
Objetivo :
Percorrer a costa brasileira a bordo de um veleiro, produzindo programas para TV, boletins para o Rádio, e reportagens para um Site.
Período :
De 12 até 15 meses.
Justificativa :
Pela primeira vez nosso litoral será visto na perspectiva do mar para a terra, e não o contrário.
Esta aproximação permite que o espectador tome contato com uma realidade nem sempre enfocada na TV, já que nossas ilhas quase nunca são filmadas, e além disto praias, enseadas e baías são normalmente vistas pela ótica de quem está no continente, em tomadas onde esparsas áreas verdes convivem com prédios, avenidas e imensos complexos turísticos.
De barco é possível chegar aos pontos mais remotos do litoral, justamente aqueles cujo acesso por terra é inviável : os mais preservados em suas características originais de geografia, flora e fauna.
Como seria a orla brasileira no tempo das descobertas ?
Esta sendo exibido na TV Cultura as 18:30 hs aos Domingos, reprise na terça as 8:00hs.

Nenhum comentário: